A Associação

+55 (21) 9 7265 1198

Rio de Janeiro (RJ)

Horário Comercial

Sábados, Domingos e Feriados Fechados

Associação Brasileira

de Logoterapia e Análise Existencial

Institucional

Missão

A ABLAE tem a finalidade de congregar profissionais das áreas da Saúde, Educação e afins, que trabalham, estudam ou têm interesse em Logoterapia e Análise Existencial.

Objetivo

Promover o fortalecimento e favorecer a expansão da LAE no Brasil de forma responsável, ética e fidedigna ao pensamento de Frankl.

Visão

Fidelidade ao pensamento do Dr Viktor Frankl e o respeito à dignidade humana. Por isso, nossas ações têm o propósito de favorecer o crescimento do ser humano e a transformação da sociedade, compreendendo que o sentido da vida é a força motriz para estas mudanças.

Associação

Ao participar da ABLAE, você contribui para que várias ações em prol do desenvolvimento da Logoterapia e Análise Existencial possam acontecer em nível nacional. Além disso, você será beneficiado de diversas maneiras.

Como funciona a associação?

Entenda

Solicitação de Associação

Prencha o formulário on-line de solicitação aqui.

Análise Cadastral

Nossa equipe de Secretaria irá analisar seus dados.

Prazo

A análise será feita até 15 dias úteis.

Pagamento

Será encaminhado a seu e-mail os dados necessários para pagamento da anuidade e efetivação de sua associação.

Anuidade

Você será avisado anualmente sobre o vencimento da sua associação.

Estatuto e Regimento Interno de 02 de Dezembro de 2017

Entenda mais sobre a ABLAE

Histórico

A ABLAE surgiu como fruto da iniciativa de um grupo de logoterapeutas brasileiros que buscavam uma maior unidade e intercâmbio entre os interessados na Logoterapia no Brasil.

Um marco importante para que a iniciativa ganhasse corpo ocorreu em junho de 2009, quando, em Buenos Aires (Argentina), os professores Izar Xausa e Paulo Kroeff convocaram uma reunião com os participantes brasileiros do 3° Congresso Latinoamericano de Logoterapia e Análise Existencial, promovido pelo Centro de Logoterapia e Análise Existencial (CLAE) da Universidade Católica Argentina. Na oportunidade, constatou-se que havia muitos logoterapeutas no Brasil, sem conhecimento das práticas, pesquisas e estudos realizados nas diferentes regiões do território nacional. Muitos se entusiasmaram e apoiaram a ideia de criar uma organização que congregasse as entidades e pessoas comprometidas com o desenvolvimento do sistema teórico-prático criado por Viktor Emil Frankl. Uma consequência natural seria a realização de congressos brasileiros bianuais. Como desdobramentos da referida reunião, já em solo brasileiro, novos encontros aconteceram. Destaque deve ser dado à reunião ocorrida em outubro de 2009, em Curitiba (PR), com a presença de Izar Xausa e outros logoterapeutas de várias cidades: este foi o “diapasão” que afinou as vozes daqueles que compartilhavam o ideal do pensamento logoterapêutico. A rápida disponibilidade dos logoterapeutas de diversas regiões à convocação, em somar e em agregar com gratuidade e compromisso, bem como a mobilização decorrente, apontavam para o sentido do momento: dar o pontapé inicial para a criação da ABLAE.

Com significativo apoio de Sheila Rabuske, da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF), foi organizado o V Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial, em novembro de 2010. Nesse congresso, também realizado em Curitiba (PR), foi realizada a assembleia que fundou a ABLAE e elegeu sua primeira gestão, tendo como presidente Paulo Kroeff e vice-presidente Sheila Rabuske. Na ocasião, foi votado também o local do congresso seguinte, bem como seu presidente. Em reconhecimento ao pioneirismo do trabalho do Prof. Gutenberg Barbosa, fundador do Núcleo Viktor Frankl da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), responsável pela difusão da Logoterapia na Região Nordeste, decidiu-se que o VI Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial (CBLAE) aconteceria sob sua presidência, em Campina Grande (PB), o que veio a ser concretizado em novembro de 2012, tornando-se o 1º congresso organizado pela ABLAE, o qual contou com parceria da UEPB, que na ocasião também comemorava 20 anos de atividade do núcleo coordenado pelo Prof. Gutenberg.

A segunda gestão da ABLAE contou com a presidência de Thiago Aquino e a vice-presidência de Tatiana Carvalho. Um de seus compromissos foi a realização do VII CBLAE que veio a ocorrer em novembro de 2014, em Porto Alegre (RS), sob presidência de Paulo Kroeff, marcando também os trinta anos da vinda de Viktor Frankl ao Brasil.

A terceira gestão contou com Guilherme Falcão na presidência e Sheila Rabuske como vice-presidente. O VIII CBLAE aconteceu em outubro de 2016, em São Luís (MA), sob presidência de Tatiana Carvalho, que foi eleita nesse Congresso à presidência da gestão seguinte.

A quarta gestão foi presidida por Tatiana Carvalho e teve Simone Guedes como vice-presidente. O IX CBLAE, presidido por Marina Freitas, ocorreu de 15 a 17 de novembro de 2018, tendo atividades pré-congresso no dia 14, na Cidade de Ribeirão Preto-SP.

A quinta gestão está sendo presidida por Alisson Pontes e tem Marina Freitas como vice-presidente. É uma gestão que tem pautado suas ações em três eixos: Fortalecimento da ABLAE e da Logoterapia no Brasil; Expansão da Logoterapia; apoio a Ações Sociais. O X CBLAE já está marcado para os dias de 9 a 11 de outubro de 2020. Pela primeira vez será realizado virtualmente, em virtude da pandemia do Coronavírus.

A sexta gestão está sendo presidida por Sônia Nascimento e Marcos Soares como vice-presidente. Uma gestão que visa profissionalizar os processos administrativos e contábeis. Tem por objetivo o aprimoramento Cientifico e a valorização do profissional. O XII CBLAE está marcado para acontecer na cidade de Fortaleza – CE em 2022.

O compromisso da ABLAE é com a fidelidade ao pensamento do Dr Viktor Frankl e o respeito à dignidade humana. Por isso, nossas ações têm o propósito de favorecer o crescimento do ser humano e a transformação da sociedade, compreendendo que o sentido da vida é a força motriz para estas mudanças.

0
Anos de Atuação
0
Associados Ativos
0
Eventos Realizados
0
Descontos Oferecidos

Gestão Atual

2021 - 2022

Sônia Nascimento

Presidente

Psicóloga Clínica

CRP 05/038144 - RJ

Marcos Soares

Vice-Presidente

Psicólogo Clínico

CRP 16/000922 - ES

Lorena Bandeira

Primeira Secretária

Psicóloga Clínica

CRP 13/006207 - PB

Francisca Cruz

Segunda Secretária

Psicóloga Clínica

CRP 22/00167 - MA

Sebastião Ferreira

Primeiro Tesoureiro

Psicólogo Clínico

CRP 05/038982 - RJ

João Oliveira

Segundo Tesoureiro

Psicólogo Clínico

CRP 06/118318 - SP