VIII Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial

Minicursos

Serão oferecidos 11 minicursos, sendo 5 simultâneos pela manhã e 6 simultâneos pela tarde, de forma que cada participante poderá se inscrever em até 2 minicursos, em turnos diferentes.

A taxa de inscrição é no valor de R$ 80,00 para cada minicurso. Este valor será válido até o dia 05/10/2016, prazo final para as inscrições on-line. Após o referido prazo, as inscrições para os minicursos somente poderão ser efetuadas presencialmente no local do evento, no dia 12/10/2016, no valor de R$ 100,00 cada minicurso.

Manhã

Minicurso 1: Introdução aos Fundamentos da Logoterapia e Análise Existencial (em português)
com Ivo Studart Pereira (Psicólogo/Ceará)

O minicurso objetiva promover uma compreensão clara e consistente dos principais conceitos nos quais se baseia a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, a partir da análise e discussão dos três fundamentos escolhidos pelo pensador enquanto cerne de sua proposta teórica: 01) a liberdade da vontade; 02) a vontade de sentido e 03) o sentido da vida. Trata-se, portanto, de uma aproximação à visão de homem (compreendida nos fundamentos “01” e “02”) e à visão de mundo (compreendida no fundamento “03”) da Logoterapia e Análise Existencial. Os recursos metodológicos incluem: exposição dialogada, uso de slides, vídeos e espaço para debates.
Público-alvo: estudantes, profissionais e pensadores de qualquer área, interessados em compreender as bases filosóficas e antropológicas do pensamento de Viktor Frankl. Não requer conhecimentos anteriores de Logoterapia e Análise Existencial.

Minicurso 2: Orientação Vocacional Centrada no Sentido (em português)
com Sheila Rabuske (Psicóloga/Paraná)

Neste minicurso, pretende-se induzir um diálogo e uma profunda reflexão sobre o mundo do adolescente, no qual a identidade vocacional é uma das diversas conquistas dessa fase da vida. A tradicional orientação profissional mostra-se insuficiente, devido à base antropológica que a sustenta. Encontra aqui a Logoterapia um novo desafio, a “Logorientação”, ou orientação centrada no sentido, valendo-se de técnicas com alto valor diagnóstico, de efeito orientador e resiliente. Estes temas serão abordados no minicurso, no qual destacar-se-ão também a personalidade do logoterapeuta e o clima de encontro, fundamentais para favorecer uma apropriação de valores e estabelecer um forte vínculo que acompanhe os adolescentes no caminho do Logos, à verdadeira vocação e a autotranscedência.
Público-alvo: psicólogos (clínico, escolar/educacional, organizacional), pedagogos, professores, orientadores, conselheiros e estudantes dessas áreas.

Minicurso 3: Coaching Logoterapêutico (em português)
com Simone Guedes (Pedagoga/São Paulo)

O minicurso apresentará o Coaching Logoterapêutico, abordagem teórico-prática de um processo de acompanhamento breve, com objetivos definidos, direcionado a pessoa em busca de desenvolvimento pessoal, centrado nas questões essenciais da vida, relativas ao sentido do trabalho (valores de criação) e sentido do amor (valores vivenciais). O minicurso descreverá as etapas do processo e apresentará conceitos, técnicas, dinâmicas e exemplos práticos como temporalidade noética, clarificação de vida, apelo de sentido e mapa das potencialidades pessoais.
Público-alvo: Coaches, profissionais da área de RH, pedagogos, psicólogos, administradores, estudantes e demais interessados na temática.

Minicurso 4: Prevenção e Tratamento do Estresse na Logoterapia (em português)
com Alexandra Gür (Psicóloga/Aústria)

O estresse e seus efeitos nos acompanham no dia a dia e, atualmente, tem aumentado seu impacto sobre a vida do ser humano. Até o momento, os sintomas do estresse têm sido separados em físicos e psíquicos. Especialistas em estresse hoje já podem explicar melhor os sintomas, mas este conhecimento pouco alcançou a medicina geral e a psicologia. Viktor Frankl já escreveu, há muitos anos, sobre esses erros de tratamento em que médicos tratam apenas o físico e psicólogos tratam apenas o psíquico. O objetivo do minicurso é apresentar e demonstrar a interação dos sintomas de estresse e compreendê-los a partir das dimensões do ser humano segundo Viktor Frankl: corpo, psique e espírito. Isto permite tanto uma melhor prevenção, quanto a definição de uma linha de tratamento com sentido.
Público-alvo: Psicólogos, médicos, terapeutas em geral, estudantes dessas áreas e demais interessados no assunto.

Minicurso 5: Casos Clínicos em Logoterapia: da prática à teoria (em português)
com Thiago Aquino (Psicólogo/Paraíba)

O objetivo desse minicurso é analisar alguns casos clínicos realizados por Viktor Frankl e Elisabeth Lukas com o intuito de identificar os pressupostos teóricos e posturas existenciais latentes nas intervenções. Dois eixos serão priorizados: a dialética destino e liberdade e os pressupostos da ontologia dimensional. Para operacionalizar essa proposta, utilizar-se-á uma metodologia dialógica e discussão de casos.
Público-alvo: alunos e profissionais da Psicologia e Psiquiatria, com conhecimento prévio da Logoterapia e Análise Existencial frankliana.

Tarde

Minicurso 6: Los Círculos de Diálogo Existencial – Os Círculos de Diálogo Existencial (em espanhol)
com Arturo Luna (Psicólogo/Colômbia)

O minicurso tem como objetivo aprender uma técnica para enfrentar problemas de solidão e depressão a partir da perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial. Serão realizados pequenos exercícios de comunicação na liberdade (apenas quem quer fala), que nos ajudem a criar um clima de fraternidade, coragem e esperança. A metodologia inclui, portanto, exposição teórica e workshop (vivências).
Público-alvo: aberto a todas as pessoas interessadas na temática e em vivenciar a aplicação prática da técnica dos círculos de diálogo existencial (C.D.E.).

Minicurso 7: Actualizaciones en Psicodiagnóstico en Logoterapia – Atualizações em Psicodiagnóstico na Logoterapia (em espanhol)
com Martha Iglesia (Psicóloga/Argentina)

O objetivo do minicurso é clarificar conceitos atualizados no campo do psicodiagnóstico com fundamento no pensamento de Viktor Frankl. Os conteúdos incluem: competências para um processo psicodiagnóstico, abordando os alcances e limites para sua aplicação; ferramentas do psicodiagnóstico: integração de técnicas e abordagem disciplinar, ou multidisciplinar, ou transdisciplinar (a depender das peculiaridades de cada caso); as inteligências múltiplas e a etnopsicologia em diálogo com a etnopsiquiatria.
Público-alvo: Psicólogos e estudantes de Psicologia, com conhecimento prévio da Logoterapia e Análise Existencial frankliana.

Minicurso 8: Perda do Sentido e Vazio Existencial na Infância e Adolescência (em espanhol)
com Clara Martínez (Psicóloga/Colômbia)

O minicurso objetiva, a partir do contexto da logoterapia e análise existencial, expor as estratégias de prevenção e intervenção junto ao vazio existencial, perda de sentido e ideação suicida em crianças e adolescentes em ambientes clínicos e educacionais. Os temas centrais são: vazio existencial e perda de sentido em crianças e adolescentes – situação atual; ideação suicida em crianças e adolescentes – aspectos clínicos e existenciais; fatores de risco e fatores de proteção na “era do vazio”; trabalhos psicoterapêuticos e psicoeducativos na perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial. A metodologia inclui workshop, apresentação e análise de casos.
Público-alvo: Estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Saúde e demais interessados no tema.

Minicurso 9: A Vontade de Sentido como Fator Motivacional da Educação (em português)
com Eloisa Miguez (Pedagoga/São Paulo)

Fenômenos como a apatia, a falta de interesse e de iniciativa entre os estudantes foram avaliados por Viktor Frankl como sintomas de uma educação de cunho pandeterminista, que oferece uma visão reducionista do homem, pondo duramente à prova fenômenos naturais como a curiosidade, o interesse pelo saber e o idealismo. O presente minicurso tem como objetivo discutir teorias e recursos de motivação utilizados na prática educacional, apresentando a vontade de sentido como o fator primário de motivação da existência humana e, por conseguinte, da educação. Serão desenvolvidos temas como: equívocos da ideia de motivação, a motivação do educador, a função “catalizadora” da educação e a criação de “centros de sentido” na escola. A metodologia incluirá aula expositiva, leitura e discussão de texto, estabelecendo a relação entre teoria e prática.
Público alvo: pesquisadores, estudantes e profissionais da Educação, Psicologia Escolar/Educacional, Pedagogia, Psicopedagogia, Gestão Escolar, licenciaturas em geral etc., e demais interessados no tema.

Minicurso 10: Sofrimento, Culpa e Morte na Teoria e na Prática da Logoterapia (em português)
com Paulo Kroeff (Psicólogo/Rio Grande do Sul)

Este minicurso aborda os fatos existenciais inescapáveis da tríade trágica – sofrimento, culpa e morte, demonstrando que, apesar dos seus evidentes aspectos negativos, podem, como defende Viktor Frankl, ser novas oportunidades disponibilizadas para realizar o sentido da vida. Busca-se apresentar exemplos dessa proposição, justapondo a teoria à prática, através da apresentação de recortes de alguns casos, discutindo-se também vivências dos participantes.
Público alvo:É aberto a todos os interessados na temática.

Minicurso 11: Psicoterapia Breve e Logoterapia (em português)
com Guilherme Falcão (Psicólogo e Filósofo/Paraná)

O minicurso visa analisar as condições relacionadas à busca de uma psicoterapia na era do urgente. Considerando que a psicoterapia breve e a Logoterapia enfatizam foco e essência do ser humano, este curso abordará essas convergências. Os conteúdos centrais incluirão: O que é psicoterapia breve? O que é Logoterapia? Prática da Logoterapia e psicoterapia breve. A metodologia a ser utilizada envolve aula teórica, dinâmica de grupo, role-playing e vídeo.
Público alvo: psicólogos, psiquiatras e estudantes dessas áreas.