VIII CBLAE: Lançamento de Livros

Título do livro: Cuidados paliativos e logoterapia: o modo humano de morrer
Autor: Sarah Xavier & Thiago Antonio Avellar de Aquino
Filiação institucional: Universidade Federal da Paraíba
Minicurrículo: Psicólogo, mestre em psicologia social (UFPB), doutor em Psicologia Social (UFPB) e professor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
E-mail: logosvitae@hotmail.com
Editora: Editora da UFPB
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 81
Dimensões: 16X23
ISBN: 978-85-237-1128-3
Sinopse: O presente livro aborda a temática da morte e dos cuidados paliativos sob a perspectiva da Logoterapia e Análise Existencial. A união entre essas duas áreas se revela uma aproximação profícua na medida em que se torna imperativo para o ser humano moderno compreender tanto o sentido de sua vida quanto o sentido de sua morte. Levando em conta a importância do acompanhamento psicológico no processo de morte e nos cuidados paliativos, pretende-seresponder duas indagações: Encontrar um sentido para a morte auxilia o paciente sem possibilidades terapêuticas de cura a ter uma melhor qualidade de vida? Qual a aplicabilidade da Logoterapia e Análise existencial no acompanhamento a pacientes sem possibilidades terapêuticas? Nesse contexto, a clarificação acerca da finitude humana torna-seessencial, sobretudo, para aqueles que lidam com a área da saúde, visto que a morte faz parte do cotidiano no contexto hospitalar. Assim, refletir sobre a morte, portanto, é fundamental quando se busca entender o processo da etapa final da existência.
Palavras-chave: Logoterpia,cuidados paliativos,psicoterapia

Título do livro: Da teoria à prática: a dimensão social na Logoterapia
Organizadores: Gilvan de Melo Santos (UEPB) Lorena Bandeira Melo de Sá (UEPB)
Filiação institucional: Universidade Federal da Paraíba
Minicurrículo: Gilvan Melo é Psicólogo Clínico, com Formação em Logoterapia e Análise Existencial (UEPB), Bacharel em Arte e Mídia (UFCG), Mestre em Educação e Doutor em Linguística (UFPB), com estágio na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Líder do grupo de pesquisa em saúde mental Déjà Vu: Artes, Sonhos e Imagens; Coordenador do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB; Vice-Presidente do CEPESI (Centro Paraibano de Estudos do Imaginário, Professor Supervisor em Logoterapia e Professor/ Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB).
Email: gilvanmusic@gmail.com
Lorena Bandeira é Graduada em Psicologia, com Formação em Logoterapia e Análise Existencial (UEPB);Mestre em Ciências das Religiões (UFPB); Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba; Vice- Coordenadora do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB; Assistente Editorial da Revista Logos e Existência; Membro dos grupos de pesquisa Deja Vu: Artes, Sonhos e Imagens da UEPB e Nous: Espiritualidade e Sentido da UFPB.
Email: lobandeira@hotmail.com
Editora: Ideia
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 292
Sinopse: Qualquer estudioso que almeja entender os pressupostos teóricos e visão antropológica da Logoterapia, não permite entender que o seu fundador, Viktor Frankl não tenha visto a dimensão social como parte deste mundo objetivo que mobiliza o espírito a perceber e encontrar o sentido da vida, na vida e além da vida. Entretanto, tomando por metáfora a imagem do rio da existência, compreendemos que para se chegar aos “meandros e deltas” do sentido, é preciso que o “herói navegante” – metáfora de nós mesmos – atravesse os determinismos e condicionamentos biopsicossociais. O que o livro Da teoria à prática: a dimensão social da Logoterapia apresenta, é uma abordagem psicológica dinâmica sustentando a ideia de que viver é seguir o percurso deste rio de possibilidades em cada instante da vida, fazendo emergir decisões a partir das evidências dos faróis de sentido, exatamente após ter passado pelas provações existenciais que poderiam inebriar a vista do navegante solitário.
Palavras-chave: Psicologia/ Logoterapia/ Dimensão Social

Título do livro: EDUCAÇÃO INTEGRADORA DA SEXUALIDADE HUMANA Resgate do sentido do amor.
Autora: Marina Lemos Silveira Freitas
Filiação institucional: Colégio Viktor Frankl e Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl – Ribeirão Preto – São Paulo –Brasil.
Minicurrículo: Médica pediatra graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP); mestre e doutora em Medicina pela USP; especialista em Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL; especialista em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); coordenadora do curso de pós-graduação Lato Sensu em Logoterapia aplicada à Educação, pelo Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl (IECVF) de Ribeirão Preto, SP, em parceria com o Centro Universitário Claretiano; docente do curso de pós-graduação Lato Sensu da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF) de Curitiba, PR e do IECVF; conferencista; autora de livros sobre Logoterapia; presidente do IECVF e diretora do Colégio Viktor Frankl em Ribeirão Preto, onde reside com a família.
E-mail: marinalemossf@hotmail.com; institutoviktorfranklrp@yahoo.com.br
Editora: IECVF
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 240
Dimensões: 14cm x 21cm
ISBN: 978-85-64877-07-8
Sinopse: A educação integradora da sexualidade humana, compreendendo a pessoa humana em sua tridimensionalidade, integra as dimensões biológica, psicológica e espiritual na busca e na vivência plena do sentido do amor na corporalidade, na afetividade e na existencialidade. O amor autêntico é uma condição prévia da vivência integrada da sexualidade humana, que será bem-sucedida com a base do amor, que promove uma relação humana digna. Por isso, uma educação sexual integradora deve favorecer o crescimento da capacidade de amar. Este livro apresenta uma nova proposta e uma metodologia de educação sexual fundamentada na Logoterapia de Viktor Frankl, de interesse para educadores, psicólogos, médicos e para as famílias, que poderá valer como um forte contraponto em relação ao amor líquido e à sexualidade consumista tão apregoados pela mídia. Assim, poderá contribuir para a prevenção do vazio existencial decorrente da frustração, não dos impulsos sexuais, mas do anseio por um sentido no amor.
Palavras-chave: Educação Sexual; Sentido do Amor; Logoterapia; Logoeducação; Viktor Frankl.

Título do livro: Os filmes que vi e os livros que li com Viktor Frankl: Interfaces entre a ficção e a análise existencial
Autor (organizador): Thiago Antonio Avellar de Aquino
Filiação institucional: Universidade Federal da Paraíba
Minicurrículo: Psicólogo, mestre em psicologia social (UFPB), doutor em Psicologia Social (UFPB) e professor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
E-mail: logosvitae@hotmail.com
Editora: Editora da UFPB
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 166
Dimensões: 16X22cm
ISBN: 978-85-237-1083-5
Sinopse: O livro articula a filmografia e a análise existencial frankliana, adentrando na dimensão espiritual dos enredos e tramas existenciais. Por meio dos filmes exemplificam-seconceitos fundamentais, tais como: a ͞força desafiadora do espírito͟, a autotranscendência e o autodistanciamento, a vontade de sentido e a tríade trágica(dor, culpa e morte). Ademais, tanto no cinema quanto na vida, compreende-se o seu verdadeiro sentido. em sua totalidade. Como expressão do humano, os filmes e livros aqui analisados, permitem a constatação da dinamicidade da busca de sentido, constatando atos existenciais autênticos, originários de uma dimensão especificamente humana. Se de fato a arte imita a vida, o cinema e a literatura se constituem como fontes inesgotáveis de exemplos criativos da antiga máxima da logoterapia: “dizer sim à vida apesar de tudo”.
Palavras-chave: Logoterpia, Valores, Educação

Título do livro: Sentido de vida e valores no contexto da educação
Autor: Thiago Antonio Avellar de Aquino
Filiação institucional: Universidade Federal da Paraíba
Minicurrículo: Psicólogo, mestre em psicologia social (UFPB), doutor em Psicologia Social (UFPB) e professor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.
E-mail: logosvitae@hotmail.com
Editora: Paulinas
Ano de publicação: 2015
Número de páginas: 94
Dimensões: 16X23cm
ISBN: 978-85-356-3908-7
Sinopse: O presente livro apresenta uma proposta direcionada a professores, pedagogos, psicólogos e todos aqueles que estão lidando diretamente com grupos de jovens em contextos educacionais. A ideia central do livro é a de promover o sentido da vida e prevenir o vazio existencial em ambiente escolar junto aos adolescentes. O livro foi divido em duas partes, a primeira trata dos fundamentos de uma logo-educação, tendo por base a Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl, advogando uma logo-pedagogia que venha incluir a preocupação com os valores e o sentido da vida. Dessa forma, compreende-se que além de educar o intelecto, se faz necessário também despertar o espírito humano. Já a segunda parte do livro, o leitor encontrará uma proposta de intervenção que poderá ser utilizada junto aos adolescentes, de forma grupal, com o intuito de provocar uma discussão acerca da existência no mundo. Como metodologia, apresenta-se uma perspectiva dialógica que conduzam uma reflexão acerca da vida e do relacionamento entre o homem e o mundo na busca de seu verdadeiro significado.
Palavras-chave: Logoterpia, Valores, Educação.

Título do livro: Teoria e Terapia das Neuroses – Viktor Frankl
Revisão Técnica: Heloísa Reis Marino
Filiação institucional: SOBRAL – Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana
Minicurrículo: Psicóloga, Especialista em Logoterapia Clínica e Especialista em Análise Existencial e Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL. Atua como psicoterapeuta e na área de Formação Humana com vários grupos e instituições. Docente nos cursos de Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial na SOBRAL, e em diversas Instituições do Brasil.
E-mail: heloisamarino@uol.com.br
Editora: É Realizações
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 256
Dimensões: 23cm
ISBN: 978-85-8033-245-2
Sinopse: Livro originado de aulas ministradas por Viktor Frankl na Universidade de Viena chamadas ͞Teoria e Terapia das Neuroses͟, e completadas por originais de palestras que o autor ministrou em outros lugares. Frankl apresenta uma teoria da neurose a partir da sua antropologia e experiência clínica e técnicas psicoterapêuticas e logoterapêuticas. ͞A Logoterapia entra na dimensão humana e, dessa maneira, fica apta a acrescentar a seu instrumental os fenômenos humanos específicos que surgem nessa dimensão.͟ Esta edição em português vem contribuir com a formação de quantos se especializam na Logoterapia assim como favorecer o estudo daqueles que desejam conhecer mais profundamente este aspecto clínico desta abordagem de Viktor Emil Frankl.
Palavras-chave: Logoterapia, Psicoterapia, Neuroses.

Título do livro: RABALHO E SENTIDO PARA A VIDA.
Autores: Neide Rebouças de Oliveira. Pedagoga, especialista em logoteoria e Análise existencial(FCRS). Graduanda em Psicologia. Gilvan de Melo Santos. Psicólogo clínico com formação em Logoterapia e Análise Existencial. Mestre em Educação e Doutor em Linguística.(UFPB).
Autor Principal: NEIDE REBOUÇAS DE OLIVEIRA
E-mail: neidereboucas@hotmail.com
Filiação institucional: Universidade Federal da Paraíba
E-mail: logosvitae@hotmail.com
Editora: ARAU DAS LETRAS
Ano de publicação: 2016
Número de páginas: 98
Dimensões: 21×16 cm
Sinopse: Observa-se que a vida humana tem atravessado uma fase de grandes transformações em todos os aspectos. A sensação que se tem é a mesma de alguém que observa a paisagem pela janela de um trem em movimento. Tudo passa. Freneticamente passa. Esvai-se, comumente, o sentido de cada momento. Posto no contexto de seu tempo, o ser humano de hoje parece viver como uma peça que rodopia numa engrenagem giratória e veloz. Não tem tempo de refletir sobre quem é e a que veio. Seguindo os conceitos de Viktor Frankl, este livro se propõe a aprofundar características que precisam ter o trabalho para dar significado à existência, apresentando reflexões importantes acerca do caráter de missão do sujeito, o poder ser da existência humana, os valores criativos e o sentido do trabalho no contexto da contemporaneidade.
Palavras-chave: Trabalho, Sentido, Vida.

Título do livro: Educação EM BUSCA DE SENTIDO Pedagodia inspirada em Viktor Frankl
Autora: Eloisa Marques Miguez
Minicurrículo: ormada em Letras e Pedagogia, é mestre em Educação pela Univer-sidade de São Paulo. Especialista em Análise Existencial aplicada à Educação pela Sociedade Brasilei-ra de Logoterapia. Trabalhou por vários anos em escolas públicas e particulares, como professora de Português, Literatura Brasileira e Li-teratura Infantojuvenil. Atualmente é diretora do Centro de Educação Nossa Senhora das Graças, colégio de ensino fundamental. Também é membro do CIEB – Centro Interdis-ciplinar de Estudos em Bioética e doutoranda em Educação pela Uni-versidade de São Paulo. Coautora do livro Sexualidade, gênero e de-safiosbioéticos, autora também de vários artigos nas áreas de Análise Existencial e Educação, Bioética e Espiritualidade.
Editora: Paulus
Ano de publicação: 2014
Sinopse: A análise existencial de Viktor Frankl explicita uma imagem de homem como um ser livre e responsável, capaz de configurar seu destino, mas também como um ser que “se decide” e se autoconfigura. Esse processo de autoconfiguração parte de um dinamismo motivacional da existência, denominado “vontade de sentido” e definido como o desejo primário de encontrar sentido para a própria vida e a aptidão para torná-lo realidade.Nessa perspectiva, resgata-se o caráter projetivo do fato educativo , que se desenvolve, justamente, no espaço existencial de tensão entre o ser e o dever-ser pessoal, à medida da abertura, por parte da consciência, a um horizonte de sentido e a um mundo objetivo de valores. Dessa forma, a ação educativa se orienta para a concreta realização de um projeto ontológico e ético por parte do sujeito.

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