PALESTRANTES

Leandro Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996. Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Possui pós doutorados pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris. Sua formação cruza História Cultural, Antropologia e Filosofia. É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012) e história das ideias, como Pecar e Perdoar (Nova Fronteira, 2015). É membro do conselho editorial de várias publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revistas Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História) e outras. É parecerista dos órgãos de pesquisa acadêmica Fapesp e CNPq e foi membro da comissão do MEC de validação dos cursos de História de todo o país. Atuou como coordenador de projetos de implantação do ensino de Filosofia e ensino religioso na rede pública de São Paulo e é colaborador do jornal Folha de S. Paulo. O Estado de São Paulo, Zero Hora e revista História Viva, entre muitas outras. Realizou inúmeras atividades de consultoria em conteúdo e curadoria para exposições artísticas e históricas. As mais recentes foram a curadoria geral da exposição “A Escrita da Memória” (2005) e das vitrines históricas do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo (2005). Deu palestras em empresas como a Casa do Saber, Rede Globo de Televisão, Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, Vale do Rio Doce, Bradesco, Votorantim, Clube Harmonia de São Paulo, Correios, SESC , Amil, Iate Clube de Santos, Conselhos Regionais e Federais de Administração, de Contabilidade, de Farmácia e instituições de ensino públicas e privadas.

ALEXANDRA GUR (Aústria)

Psicóloga, logoterapeuta, especialista em Psicoterapia e em Psicologia Clínica, mestre em Psicologia, possui formação em Logoterapia e Análise Existencial sob a supervisão da Dra. Elisabeth Lukas. Professora de Psicologia, Comunicação Logoterapêutica e Gestão de Conflitos na faculdade Campus Viena e professora supervisora da Donauuniversität Krems. Palestrante do Centro Viktor Frankl em Viena há sete anos. Foi psicóloga do Centro de Proteção à Criança de Viena, desenvolvendo atividades de aconselhamento e psicoterapia com crianças vítimas de violência sexual e suas famílias. Possui experiência no tratamento de distúrbios alimentares em crianças e adolescentes e na integração de pessoas com deficiência ao trabalho e às organizações. Atuou na organização austríaca SOS Kinderdorf, que auxilia crianças, adolescentes e suas famílias em situações de risco.

BENEDITO GUILHERME FALCÃO FARIAS - CRP 08/04130 (Paraná)

Psicólogo pela FEJAL/AL, Mestre em Tecnologia – área trabalho e pesquisa sobre gênero, pela UTFPR, Formação em Filosofia pela Ufal/Alagoas, Especialista em Sexualidade Humana pela CESEX/DF, Especialista em Gerontologia pela SBGG/PR, pós-graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. Sócio do Instituto Phileo de Psicologia, Professor da Faculdade Teológica Batista do Paraná e outras faculdades em graduação e pós-graduação, Membro da Gerontologia do Estado do Paraná – SBGG e Conselhereiro do conselho em defesa do idoso Municipal,Pesquisador de gênero do GETEC – PPGTE – UTFPR, Presidente do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – CPPC, Presidente da ABLAE, Diretor da Associação de Logoterapia Viktor E. Frankl – ALVEF, Membro do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Autor de livro e artigos.

CLARA MARTÍNEZ SÁNCHEZ (Colômbia)

Psicóloga clínica pela Universidad Nacional da Colombia. Pós-graduação em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidad de Flores, Argentina. Certificada em Logoterapia e Análise Existencial pela fundação Colectivo Aquí y Ahora, Colômbia. Doutoranda em Psicologia Cognitivo-Existencial na linha de Logoterapia e Infância pela Universidad de Flores. Especialista em Docência Universitária pela Univesidad del Rosario, Colômbia. Logoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos. Diretora da rede de logoterapia e infância fundação Faros de Sentido. Docente e pesquisadora de graduação e pós-graduação na Clínica Humanista-Existencial em várias universidades colombianas. Docente da Sociedade Mexicana de Análise Existencial e Logoterapia (SMAEL). Conferencista e docente internacional em temas de Logoterapia, com ênfase na logoterapia e infância (Colômbia, México, Chile, Peru, Argentina, Nicarágua, Guatemala, Uruguai e Áustria). Coautora do livro “Psicoterapia Infantil Centrada en el Sentido, un aporte desde la Logoterapia de Viktor Frankl” pela editora San Pablo.

DENISE GERSEN PINTO COELHO - CRP 03/8056 (Bahia)

Psicóloga pela Faculdade da Cidade do Salvador – FCS; Especialista em Análise Existencial e Logoterapia pela SOBRAL; Especialista em Dependência Química na perspectiva da Gestalt-terapia pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Doutoranda em Psicologia Clínica pela UCES/Argentina. Atua como psicóloga clínica, com atendimento ambulatorial individual e grupal, na APICE – Atendimento Psiquiátrico, Psicológico e Centro de Estudo. Realiza Orientação Vocacional e Profissional – OVP, na abordagem da Análise Existencial e Logoterapia com jovens e adultos. É também psicoterapeuta de casais e famílias. Coordena o Centro de Atendimento Viktor Frankl, na sede do Lions Club Salvador Periperi, onde também supervisiona psicólogos e alunos de Psicologia no atendimento clínico junto à comunidade carente, na abordagem da Análise Existencial e Logoterapia. Realiza minicursos, palestras e vivências nessa abordagem. Coordena o Grupo de Estudo de Análise Existencial e Logoterapia de Salvador-BA.

ELOISA MARQUES MIGUEZ (São Paulo)

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo – USP, e em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher. É mestre e doutora em Educação pela USP. Especialização em Análise Existencial aplicada à Educação pela SOBRAL, ministrando, nessa área, aulas de pós-graduação lato sensu em diversas universidades. Atua como diretora do Centro de Educação Nossa Senhora das Graças, desde 1996, em Jacareí-SP. É autora do livro Educação em busca de sentido: pedagogia inspirada em Viktor Frankl, editado também em língua espanhola. Possui publicações nas áreas de Análise Existencial e Educação.

FRANCISCA PEREIRA DA CRUZ ZUBICUETA - CRP 22/00167 (Maranhão)

Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Mestre em Saúde e Ambiente pela UFMA, Especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Formação em Logoterapia e Análise Existencial, pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Psicologia da UFMA, onde supervisiona estágio na área clínica – Logoterapia e Análise Existencial. É membro do grupo de pesquisa Nous: espiritualidade e sentido. Desenvolve pesquisas nos temas de Logoterapia: sentido de vida, valores humanos e finitude. Conselheira efetiva e presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP-22.

FRANCISCO CARLOS GOMES DOS SANTOS - CRP 06/38932 (São Paulo)

Psicólogo, Logoterapeuta, Doutorando em Psicologia Social pela PUC-SP, Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, Especialista em Luto pela Quatro Estações, Especialista em Logoterapia pela Sobral. É sócio-fundador da ABLAE, onde é membro do Conselho Deliberativo (2015-2017), sócio-fundador e diretor clínico do Núcleo de Logoterapia AgirTrês, sócio-fundador da Ong/Oscip Casa do Cuidar. Psicólogo clínico na FMU-SP. Atua na área clínica com psicoterapia e supervisão; consultor, professor e coordenador de projetos de saúde e educação em hospitais, clínicas e universidades. Professor visitante no Hospital Sírio Libanês de São Paulo, Hospital São Luiz, Hospital Einstein e outros. Autor do livro “Magro. E agora?”- Editora Vetor.

GUTENBERG GERMANO BARBOSA - CRP 13/01242 (Paraíba)

Psicólogo pela Universidade Celso Lisbôa – RJ; Logoterapeuta há mais de 20 anos; Especialista em Comunicação Educacional e em Filosofia da História pela UFPB; Professor visitante da instituição filosófica Alvorada do Estado do Rio de Janeiro. Docente e consultor na elaboração do Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist. Foi professor titular do Departamento de Psicologia da UEPB por mais de duas décadas. Fundador do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB e pioneiro no ensino e desenvolvimento da Logoterapia na região Nordeste do Brasil. Idealizador e presidente dos primeiros Encontros Nordestinos de Logoterapia e Análise Existencial. Co-autor do livro Logoterapia na prática: Intervenções Clínicas sob a perspectiva da Análise Existencial de Viktor Emil Frankl (Ed. EDUEPB). Será homenageado pela ABLAE com a entrega do Prêmio Viktor Frankl durante o VIII CBLAE.

HELOISA REIS MARINO - CRP 06/16068 (São Paulo)

Psicóloga, Especialista em Logoterapia Clínica e especialista em Análise Existencial e Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL. Atua como psicoterapeuta em São José dos Campos e na área de Formação Humana com vários grupos e instituições. Docente nos cursos de Especialização em Análise Existencial e Logoterapia na SOBRAL, PUC-Paraná, UCDB Mato Grosso do Sul, Faculdade SEDAC Mato Grosso e em outras Instituições do Brasil. Docente e consultora no Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Análise Existencial e Logoterapia da SOBRAL. Realizou estudos de Logoterapia em Roma-Itália, sob a orientação do Prof. Dr. Túllio Bazzi, onde se encontrou pessoalmente com Viktor Frankl. Realizou revisão técnica de obras de Frankl publicadas em português.

IVO STUDART PEREIRA - CRP 11/04917 (Ceará)

Psicólogo, mestre e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Autor do livro “A Ética do Sentido da Vida” (Idéias e Letras) e tradutor da obra “A Vontade de Sentido – Fundamentos e Aplicações da Logoterapia”, de Viktor Frankl (Paulus). Lecionou em cursos de especialização e formação em Logoterapia no Instituto Geist, no Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl de Ribeirão Preto e na Faculdade Católica de Fortaleza. Atualmente, é psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Aracati).

JOSÉ ARTURO LUNA VARGAS (Colômbia)

Psicólogo clínico pela Universidad Nacional de Colombia, especialização em problemas de drogadição e alcoolismo pelo Istituto Superiore de Sanità, mestrado pela Universidad Autònoma de Barcelona, onde trabalhou com a temática Pró-socialidade e Logoterapia, e candidato ao doutorado pela Universidad Católica de Valencia. Professor e pesquisador universitário, é Codiretor Master Internacional em Pró-socialidade e Logoterapia da Universidad Autònoma de Barcelona. Psicoterapeuta com certificação mundial pela World Council for Psychoteraphy (WCP), recebeu o Prêmio Nacional de Psicologia (COLPSIC) em 2012 e é membro do comitê científico da Scuola di Counselling Esistenziale Frankliano. Trabalhou durante cinco anos em instituições de reabilitação psicossocial na Itália. É criador da técnica dos Círculos de Diálogo Existencial (CDE) para enfrentar problemas de solidão e depressão, aplicada em diversos países. Criador também dos Núcleos Solidaricémonos (NS) e cofundador do Fondo Monantrópico Internacional (FMI). Viktor Frankl, a quem conheceu em 1986, o autorizou, em carta (1995), a traduzir parte de sua obra do italiano para o espanhol. Conferencista convidado em 15 Países (Europa e América Latina), é autor de 10 livros de psicologia. É fundador e diretor do Instituto Colombiano de Análisis Existencial y Logoterapia Viktor Frankl e fundador da Escuela Internacional de Formación en Psicoterapia Sophia.

LORENA BANDEIRA DE MELO SÁ (Paraíba)

Professora da Universidade Estadual da Paraíba, Mestre em Ciências das Religiões pela UFPB. Graduada em Psicologia pela UEPB, Vice-Coordenadora do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB; Membro dos grupos de pesquisa Deja vu: Artes, sonhos e imagens da UEPB, e Nous: Espiritualidade e Sentido, da UFPB. Assistente Editorial da Revista Logos & Existência.

MARCUS TÚLIO CALDAS - CRM PE 7816 (Pernambuco)

Médico pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutor em Psicologia pela Universidade de Deusto, Espanha. Docente Adjunto II na UNICAP-PE. Orientador no Mestrado e Doutorado UNICAP-PE. Linha de Pesquisa: Psicologia Clínica das Instituições. Autor do capítulo Psicopatologia, Fenomenologia e Existência do livro Aconselhamento Psicológico Numa Perspectiva Fenomenológica Existencial, Editora Guanabara Koogan. Um dos organizadores e autor de vários capítulos do livro Prática Psicológica na Perspectiva Fenomenológica, Editora Juruá. Um dos organizadores e autor de vários capítulos do livro As Múltiplas Relações Entre Trabalho e Psicologia (no prelo), Editora CRV. Membro do Conselho Científico da ABLAE e do Conselho Editorial da Revista Logos e Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial.

MARIA HELENA BUDAL DA SILVA – CRP 08/07929 (Paraná)

Psicóloga Clínica, logoterapeuta, graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Logoterapia pela ALVEF e pós-graduada em Psicologia Analítica pela PUC/PR. Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente na Faculdade Dom Bosco em Curitiba-PR, onde supervisiona estágio em Psicologia Clínica e ensina disciplinas voltadas às abordagens humanista-existenciais. Docente do Curso de pós-graduação em Logoterapia na FACEL/ALVEF.

MARINA LEMOS SILVEIRA FREITAS (São Paulo)

Graduada em Medicina pela FMRP-USP; Mestre em Medicina pela FMRP-USP; Doutora em Medicina pela FMRP-USP. Educadora, especialista em Logoteoria aplicada à Educação pela SOBRAL, e em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl pela PUC-PR; autora de livros sobre Logoterapia; fundadora e diretora do Colégio Viktor Frankl e presidente do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl – Ribeirão Preto-SP.

MARTHA ELENA GIULIANO DE IGLESIA (Argentina)

Psicóloga Educacional pela Pontificia Universidad Católica Argentina – UCA. Professora consultora da UCA, onde atuou por muitos anos como professora de Ensino Médio Especial e de Ensino Superior. Trabalhadora social, desenvolveu e efetivou, sob a orientação de Viktor Frankl, de 1985 a 1987, a primeira aplicação da Logoterapia na Antártida Argentina. Tem ministrado aulas em diversos cursos de formação e especialização em Logoterapia e Análise Existencial no Brasil por mais de 20 anos. Designada Mestra pelo Centro de Logoterapia y Análisis Existencial Viktor Emil Frankl da UCA – CLAE. A Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial Frankliana – SOBRAL – lhe conferiu o título de Mentora Honorária por sua dedicação ao ensino e a prática da Logoterapia e Análise Existencial no Brasil, sendo mestra inspiradora, apoiadora e promotora da continuação e ampliação do pensamento de Viktor Frankl (São Paulo, 2015).

PAULO KROEFF - CRP 07/00592 (Rio Grande do Sul)

Psicólogo, Psicoterapeuta. Doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha. Mestre em Educação, na área de Aconselhamento e Serviços Psicológicos, pela Georgia State University, Estados Unidos da América. Especialista em Terapia de Casal e Família, pela Universidad Pontifícia Comillas, Espanha. Formação em Análise Transacional e em Logoterapia. Professor do curso de Especialização em Terapia de Casal e Família da Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brasil. Professor aposentado da referida universidade, onde exerceu diversos cargos, além do cargo de professor, entre os quais os de Chefe de Departamento e Diretor do Instituto de Psicologia. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Logoterapia – SOBRAL, quando de sua criação, ocupando o cargo de presidente da Comissão Científica, na primeira gestão da entidade. Membro fundador e 1º presidente da ABLAE, no período 2010-2012. Membro do Conselho Científico da ABLAE (2013-2015 e 2015-2017). Professor dos cursos de especialização em Logoterapia da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl – ALVEF e do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl – IECVF, e do Curso de Formação em Logoterapia do Instituto Geist, no Brasil. Autor de diversos artigos de Logoterapia publicados no Brasil, Espanha e México. Autor e co-autor de livros publicados no Brasil. Atuou como voluntário na Espanha em ‘Médicos del Mundo’ e na ‘Asociación Española contra el cáncer’. Atua como voluntário no ‘Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul’ e na ‘Fundação Thiago de Moraes Gonzaga’.

SIMONE GUEDES ALVES GOMES DOS SANTOS (São Paulo)

Pedagoga pela PUC-SP, especialista em Administração Escolar, Filosofia e História da Educação, pós-graduada em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e especialista em Logoterapia pela Alvef. Fundadora e diretora pedagógica do Núcleo de Logoterapia – Psicologia – Educação – Agir3 – São Paulo – com credenciamento e acreditação da Associação Internacional de Logoterapia e Análise Existencial e do Instituto Viktor Frankl de Viena, também coordenadora e docente no Curso de Introdução a Logoterapia e Análise Existencial do núcleo. Membro da Diretoria da ABLAE na gestão 2015/2016. Pesquisadora na área de Sentido no trabalho e facilitadora de Coaching Logoterapêutico. Docente nos Institutos de Educação e de Administração e Negócios das Universidades Uniban e Anhanguera, coordenadora de estágio supervisionado e atividades complementares. Autora de capítulos de livros sobre Gestão.

SHEILA MARIA HESKETH RABUSKE - CRP 08/00845 (Paraná)

Psicóloga Clínica e Educacional. Mestre em Sexualidade Humana. Doutoranda em Psicologia Clínica pela UCES – Buenos Aires. Especialista em Orientação Vocacional e Profissional. Especialista em transtornos da Aprendizagem. Especialista em Logoterapia – Credenciada pela Associação Internacional de Logoterapia e Análise Existencial e pelo Instituto Viktor Frankl de Viena. Presidente da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF, Curitiba-PR). Professora titular, supervisora de estágios e monografias de cursos de especialização em Logoterapia. Coordenadora pedagógica do curso de pós-graduação em Logoterapia e do curso de Especialização em Logoterapia Clínica da ALVEF. Vice-Presidente da ABLAE (2015-2017).

TATIANA OLIVEIRA DE CARVALHO - CRP 22/00226 (Maranhão)

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestre em Psicologia – área Desenvolvimento Humano no Contexto Sócio-Cultural – pela Universidade de Brasília (UnB). Possui título de especialista em Psicopedagogia pelo Conselho Federal de Psicologia, formação em Logoterapia (UEPB), em Dinâmica de Grupo (CDG-PE) e em Educação Especial (UFMA). Experiência como psicóloga escolar no Centro de Educação Especial Pe. João Mohana por mais de 10 anos. Foi membro do grupo gestor do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região – Seção Maranhão (VI Plenário), onde criou e coordenou em seus primeiros anos a Comissão de Psicologia na Educação. Permanece como membro da referida comissão, hoje ligada ao CRP-22. Foi professora universitária nos cursos de Psicologia e Pedagogia e em cursos de pós-graduação de Saúde Mental e Psicopedagogia. Atualmente, é psicóloga no TJMA e no Instituto Geist. É docente e coordenadora do Curso de Formação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Geist, onde também desempenha a função de diretora geral. É coordenadora do Conselho Científico da ABLAE. Presidente do VIII CBLAE.

THIAGO ANTÔNIO AVELLAR DE AQUINO - CRP 13/02254 (Paraíba)

Psicólogo pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, mestre em Psicologia Social pela UFPB, e doutor em Psicologia Social pela UFPB. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Educação; é também líder do grupo Nous: Espiritualidade & Sentido (CNPq). Desenvolve pesquisas nos temas de Logoterapia, sentido na vida, espiritualidade e saúde, identidade religiosa, crenças, valores humanos, bem-estar existencial, psicologia da religião e concepções de morte. Autor de vários artigos e livros sobre Logoterapia e Análise Existencial. Membro do Conselho Científico da ABLAE e editor da revista Logos & Existência.