Institucional

A Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE) é uma sociedade civil, de âmbito nacional, de fins não lucrativos. Foi fundada a dia 21 de novembro de 2010, em Curitiba (PR), em Assembleia Geral ocorrida ao final do V Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial.

Histórico

A ABLAE surgiu como fruto da iniciativa de um grupo de logoterapeutas brasileiros que buscavam uma maior unidade e intercâmbio entre os interessados na Logoterapia no Brasil.
Um marco importante para que a iniciativa ganhasse corpo ocorreu em junho de 2009, quando, em Buenos Aires (Argentina), os professores Izar Xausa e Paulo Kroeff convocaram uma reunião com os participantes brasileiros do 3° Congresso Latinoamericano de Logoterapia e Análise Existencial, promovido pelo Centro de Logoterapia e Análise Existencial (CLAE) da Universidade Católica Argentina. Na oportunidade, constatou-se que havia muitos logoterapeutas no Brasil, sem conhecimento das práticas, pesquisas e estudos realizados nas diferentes regiões do território nacional. Muitos se entusiasmaram e apoiaram a ideia de criar uma organização que congregasse as entidades e pessoas comprometidas com o desenvolvimento do sistema teórico-prático criado por Viktor Emil Frankl. Uma consequência natural seria a realização de congressos brasileiros bianuais. Como desdobramentos da referida reunião, já em solo brasileiro, novos encontros aconteceram. Destaque deve ser dado à reunião ocorrida em outubro de 2009, em Curitiba (PR), com a presença de Izar Xausa e outros logoterapeutas de várias cidades: este foi o “diapasão” que afinou as vozes daqueles que compartilhavam o ideal do pensamento logoterapêutico. A rápida disponibilidade dos logoterapeutas de diversas regiões à convocação, em somar e em agregar com gratuidade e compromisso, bem como a mobilização decorrente, apontavam para o sentido do momento: dar o pontapé inicial para a criação da ABLAE.
Com significativo apoio de Sheila Rabuske, da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl (ALVEF), foi organizado o V Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial, em novembro de 2010. Nesse congresso, também realizado em Curitiba (PR), foi realizada a assembleia que fundou a ABLAE e elegeu sua primeira gestão, tendo como presidente Paulo Kroeff e vice-presidente Sheila Rabuske. Na ocasião, foi votado também o local do congresso seguinte, bem como seu presidente. Em reconhecimento ao pioneirismo do trabalho do Prof. Gutenberg Barbosa, fundador do Núcleo Viktor Frankl da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), responsável pela difusão da Logoterapia na Região Nordeste, decidiu-se que o VI Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial (CBLAE) aconteceria sob sua presidência, em Campina Grande (PB), o que veio a ser concretizado em novembro de 2012, tornando-se o 1º congresso organizado pela ABLAE, o qual contou com parceria da UEPB, que na ocasião também comemorava 20 anos de atividade do núcleo coordenado pelo Prof. Gutenberg.
A segunda gestão da ABLAE contou com a presidência de Thiago Aquino e a vice-presidência de Tatiana Carvalho. Um de seus compromissos foi a realização do VII CBLAE que veio a ocorrer em novembro de 2014, em Porto Alegre (RS), sob presidência de Paulo Kroeff, marcando também os trinta anos da vinda de Viktor Frankl ao Brasil.
A terceira gestão contou com Guilherme Falcão na presidência e Sheila Rabuske como vice-presidente. O VIII CBLAE aconteceu em outubro de 2016, em São Luís (MA), sob presidência de Tatiana Carvalho, que assumiu nesse Congresso a presidência da quarta gestão da ABLAE, com Simone Guedes como vice-presidente e Sônia Nascimento como presidente do Congresso seguinte, no estado do Rio de Janeiro.
O seu compromisso é auxiliar no fortalecimento da ideia de que o sentido da vida é a força motriz da existência. Por isso, cada uma de suas ações serão vistas como tendo um propósito para o crescimento e a expansão da Logoterapia.

Quem somos?

Missão

A ABLAE tem a finalidade de congregar profissionais das áreas da Saúde, Educação e afins, que trabalham, estudam ou têm interesse em Logoterapia e Análise Existencial.

Objetivos
  • Promover a aproximação e intercâmbio entre profissionais e entidades voltadas ao estudo, pesquisa, formação e aplicação da Logoterapia e da Análise Existencial;

  • Colaborar na criação de entidades locais e associações regionais;

  • Realizar seminários, reuniões, debates culturais e científicos e, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Logoterapia e Análise Existencial, visando o aprimoramento teórico-prático dos associados e a divulgação de trabalhos científicos;

  • Incentivar a formação em Logoterapia e Análise Existencial, dentro do máximo rigor ético e científico, sistematizando e propondo referenciais mínimos para uma formação adequada em Logoterapia e Análise Existencial;

  • Propor e defender medidas de apoio e incentivo a entidades locais e associações regionais, consoante aos interesses de divulgação, estudo, pesquisa, formação e aplicação da Logoterapia e da Análise Existencial;

  • Informar e esclarecer a comunidade sobre os princípios da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, destacando as vantagens da Logoterapia para a coletividade;

  • Promover e incentivar a publicação de revistas, artigos, livros, boletins e congêneres para a divulgação de trabalhos científicos relacionados à Logoterapia e Análise Existencial.

Gestão 2017-2018

Diretoria

Presidente: Tatiana Oliveira de Carvalho (MA)
Vice-presidente: Simone Guedes Alves Gomes dos Santos (SP)
Secretárias: Sam Hadji Cyrous (GO) e Solange Santos de Freitas (MG)
Tesoureiros: Maria Helena Budal da Silva (PR) e Alexandro Cruz (MA)

Conselhos

Conselho Deliberativo: Francisco Carlos Gomes dos Santos (SP), Karen Guedes Oliveira (PB) e Marcos Henrique Ens (PR)
Conselho Científico: Alisson de Meneses Pontes (PB), Ivo Studart Pereira (CE) e Marina Lemos Silveira Freitas (SP)
Conselho Fiscal: Marcos Luiz Soares (ES), Rayanne Chagas Barbosa (PB), Rogener Almeida Santos Costa (MA)
Conselho Consultivo Sênior: Paulo Kroeff (RS), Benedito Guilherme Falcão Farias (PR), Sheila Maria Hesketh Rabuske (PR) e Thiago Antonio Avellar de Aquino (PB)

Comissão de Comunicação

Veridiana da Silva Prado Vega (SP) e Renalle Ruana Pessoa Ramos (PB)

ESTATUTO

Acesse no botão acima.

Quer fazer parte da nossa associação?

Ao participar da ABLAE, você contribui para que várias ações em prol do desenvolvimento da Logoterapia e Análise Existencial possam acontecer em nível nacional. Além disso, você será beneficiado de diversas maneiras.